Escrever e Reescrever a Si mesmo

Eu escrevi algumas ideias no bloco de anotações do meu celular. Costumo fazer isso, quando surgem ideias que eu considero interessantes. E estava aqui pensando que para escrever palavras soltas, ou mesmo escrever um documento que ainda está numa versão de rascunho, ou mesmo uma anotação pra lembrar em outro momento, é preciso ser um tanto solto, é preciso de um tanto de leveza. Mas, o que quero dizer com leveza? Significa se desprender de rigores, de rigidez, e de formalidades. 

 

Precisa-se de leveza pra se reescrever a si mesmo, pois é como se rascunhar. É preciso se soltar na escrita. Mas, para ser solto, ou ser leve, não significa irresponsabilidade, ainda mais consigo mesmo. Cansaço, frustração, exigências, e às vezes um tanto de críticas que você pode fazer a si mesmo. Pode haver uma “misturança” de tudo isso junto! Percebe como se pode perder a leveza, quando tudo está misturado? 

 

Para você reescrever a si mesmo pode parecer sem saída. Mas, às vezes é preciso começar pelas pequenas anotações em um bloco de notas. Escrever ideias de si mesmo pode ser importante. Parar, ter contato consigo mesmo, pode ser um tanto desafiador. Assim, como escrever e reescrever a si mesmo pode ser difícil. Principalmente, num contexto de pressa, de intensa produtividade, e num mundo cada vez mais veloz, e com um tanto de exigências externas, e por vezes de exigências que você pode fazer a si mesmo. 

 

Mas, eu te convido a mudar de perspectiva. Mudar de perspectiva envolve colocar a você mesmo como prioridade, e não mais se negligenciar. Escrever, e mesmo reescrever a si mesmo, é como cuidar de si mesmo, e isso envolve um ato de coragem. E se é um ato de coragem, envolve olhar para o que incomoda e para os desconfortos, com gentileza, e com cuidado consigo mesmo. Sem rigores, nem exigências, e muito menos com julgamentos. 

 

Escrever e reescrever a si mesmo tem sido sinônimo de se conhecer e se reconhecer. Assim, como nas palavras soltas que tomam forma em um bloco de anotações, cada palavra escrita é um convite para você conhecer algumas partes de si mesmo. Conhecer o que é significativo para você. Escrever e reescrever a si mesmo não exige grandiosidade, mas coragem de explorar a si mesmo, suas próprias ideias, mesmo que em rascunhos com simplicidade e sem pretensão. 

 

Se você percebeu que estas palavras fazem sentido para você, considere-as como um convite. Permita se priorizar, e se necessário busque apoio profissional. Assim, como cada palavra une-se à outra para formar ideias e frases, você merece unir-se a si mesmo em um processo de conhecimento e de desenvolvimento. Está pronto para dar esse passo em direção ao conhecimento de si mesmo?

 

 

Este texto é de autoria de 

Eliz Marine Wiggers 

CRP 12/06633 

Psicóloga Clínica 

Professora Universitária 

(47) 99989-9707 

Instagram: @eliz.wiggers 

E-mail: [email protected] 

Balneário Camboriú – SC

Captura de Tela 2024-03-15 às 12.16.48