Como abordado recentemente nesta matéria sobre o Instituto Rogério Rosa, que tem como objetivo  fomentar iniciativas sociais e contribuir com o desenvolvimento de pessoas e das cidades de Balneário Camboriú e Camboriú, o Objetivo 6 – Água Potável e Saneamento, é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) elaborados pelas Nações Unidas (ONU).

No último dia 22 de março, foi o Dia Mundial da Água, que além de ser fonte de vida é um recurso natural essencial. Seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de diversas espécies animais e vegetais, como elemento com forte representação de valores sociais e culturais e até como matéria-prima para a produção de bens de consumo.

O Objetivo 6 – Água Potável e Saneamento tem como propósito assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos, já que a água está no centro do desenvolvimento sustentável e das três dimensões: ambiental, econômica e social.

Os recursos hídricos, assim como os serviços associados a ele, sustentam os esforços de erradicação da pobreza, de crescimento econômico e da sustentabilidade ambiental. O acesso à água e ao saneamento básico é fundamental para todos os seres humanos e em todos os aspectos da dignidade humana: da segurança alimentar e energética à saúde humana e ambiental.

Infelizmente, a escassez de água afeta mais de 40% da população mundial – e o número é volátil dependendo da mudança do clima e da gestão inadequada dos recursos naturais.

Através da cooperação internacional, da proteção das nascentes, rios e bacias e do compartilhamento de tecnologias de tratamento de água, é possível trilharmos um novo caminho em direção à preservação e bom uso da água potável e do saneamento.

Mesmo com todos os recursos e acompanhamentos sob gestão da ONU, é imprescindível lembrar que pequenos atos diários precisam e devem ser mantidos por todos. É válido relembrar: a água é um recurso essencial para a vida. Faça a sua parte e repasse a importância de preservarmos os recursos hídricos.